menu

7 dicas para melhorar a logística do seu negócio

É cada vez mais necessário que as empresas encontrem métodos para aumentar sua eficiência produtiva ou que desenvolvam alguma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes, ou serão engolidas pelo mercado em pouco tempo.

Uma boa gestão da cadeia de suprimentos (supply chain) reflete em um aumento de sua eficiência e, por consequência, no aumento da satisfação de seus clientes.

Um modelo de gestão de cadeia de suprimentos deve incluir maneiras de aumentar o rendimento de todas as etapas logísticas que levam até a satisfação do cliente final.

São elas: planejamento do equilíbrio entre oferta e previsão de demanda; seleção e relacionamento com fornecedores; fabricação do produto; armazenagem do produto; entrega do produto; devolução do produto pelo cliente, caso necessário; e serviço de atendimento ao cliente.

Confira abaixo dicas sobre como otimizar alguns elementos da supply chain em sua empresa.

1. Agilidade e controle da linha de produção podem te ajudar a resolver problemas

Primeiro, é necessário que a organização tenha todos os seus processos mapeados, pois somente assim a gestão terá controle total de sua produção.

Neste processo, quanto mais números e informações você tem, mais fácil identifica fragilidades na sua supply chain – por exemplo, se você demora mais que a concorrência para realizar determinada atividade, ou se é dependente de um fornecedor, o que te deixaria em posição desfavorável para negociar custos e prazos.

Mantendo um bom acompanhamento do início ao fim, é possível até prever e agilizar a resolução de possíveis problemas.

2. Compartilhe seu sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos com os fornecedores

A falta de produtos em estoque é um problema para as organizações, mas o contrário — o excesso de produtos — também é prejudicial.

O excesso implica em maiores custos, e possivelmente maiores perdas (em especial para produtos perecíveis).

Compartilhar seus sistemas da cadeia de suprimentos com seus fornecedores pode acabar com esse problema, uma vez que eles devem produzir e entregar de acordo com seus números de controle, à medida que seus estoques forem atingindo níveis mais baixos.

Para que isso funcione de maneira eficiente, é preciso contar com a tecnologia, para que o fornecedor tenha acesso à sua base de dados.

Os processos de ambas as organizações devem estar conectados, pois, caso não estejam em sincronia e vocês estejam contando somente com essa plataforma, a disponibilidade e a demanda estarão descasadas.

3. Melhore suas previsões de demanda para evitar faltas e desperdícios

Outra forma de gerir melhor sua cadeia de suprimentos é melhorando as previsões de demandas, tanto internas quanto externas.

Não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. E melhor, sempre, é ter o time por dentro da logística te ajudando.

A princípio, o melhor método de se prever a demanda é olhar para o passado e analisar o histórico de vendas da empresa.

Assim, se você quiser prever a demanda para o mês de julho, verifique os números relativos ao mês de julho do ano anterior, aplicando comparativos de crescimento dos períodos anteriores.

Com isso, chegamos até um primeiro rascunho de nossa projeção, que vai ganhando forma na medida em que outros fatores, como a flutuação do mercado e a possibilidade de imprevistos, são agregados a esta equação.

4. Identifique e se alie a parceiros inovadores e eficientes

Procure parceiros comerciais nos quais você enxerga capacidade inovadora, que demonstram potencial para lhe ajudar no desenvolvimento de novos processos ou que consigam de alguma forma contribuir para melhorar a eficiência no seu negócio.

E nem sempre tamanho e fama são essenciais. Às vezes, apostar nas promessas do setor – aquele fornecedor pequeno que ainda está construindo sua reputação – pode oferecer belas surpresas quanto a inovação, comprometimento e capacidade de entrega.

5. Integre as equipes envolvidas na sua cadeia de suprimentos

Para uma boa gestão da cadeia de suprimentos, é importante a integração das projeções de vendas feitas no planejamento estratégico da organização a outras etapas, como o planejamento de operações e produção, e também as finanças, com os custos orçamentários, fluxos de caixa e investimentos, garantindo assim um único plano de ação conciso e completo.

Até o marketing pode ser integrado, pois você pode conseguir monitorar quais campanhas de marketing tiveram melhor retorno, considerando a época de veiculação, as condições de mercado, fabricação e distribuição de peças e componentes, tudo sob a ótica da cadeia de suprimentos.

O planejamento de operações, alinhado com as vendas, pode oferecer o melhor ponto de equilíbrio entre a demanda dos clientes e a capacidade produtiva da organização.

6. Use um único software de gestão para a cadeia de suprimentos

Via de regra, a escolha de um software é um dos pontos mais importantes para sua gestão. Pesquise e escolha um software completo, integrado e utilizável para todos os âmbitos da sua organização.

Utilizar poucos (preferencialmente um) softwares garante mais eficiência e agilidade nos processos, além de minimizar possíveis erros humanos e situações inesperadas.

7. Monitore o desempenho dos seus fornecedores

Seus fornecedores são seus parceiros de negócio, e muitas vezes (em especial caso você possua poucos ou apenas um fornecedor de dado produto), a falha de um fornecedor pode ser suficiente para empacar o fluxo da cadeia de suprimentos, lhe causar um rombo orçamentário ou o descontentamento de seus clientes.

Por isso, vale estar sempre monitorando as atividades de seus fornecedores, garantindo sua eficiência, sua capacidade produtiva e seus bons resultados, resguardando assim qualquer erro vindo de fora da organização.

Para que uma organização se mantenha no topo, ela precisa estar sempre atenta não somente ao seu ambiente interno, mas também a todos aqueles envolvidos de alguma forma em seu processo produtivo, fazendo as devidas adequações e inclusive substituições, quando necessário.

Fonte: Revista Exame (exame.abril.com.br)

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

FAC-SP Conquista Nota Máxima no Recredenciamento do MEC

Opinião | Carta aberta ao ministro da Educação

Nosso diretor Wilson Victorio Rodrigues entrevistado pela BANDNEWS, fala sobre o novo ensino médio.

O diretor Wilson Victorio Rodrigues entrevistado pelo Estadão, fala sobre o uso da AI na educação.

Projeto de ensino médio de Mendonça Filho é adequado

Nosso diretor, Wilson Victorio Rodrigues, comentou sobre a reforma do Ensino Médio no Jornal da Manhã, da Jovem Pan

O Ensino médio técnico e alunos paulistas no Pisa

Campanha Matrícula Black Friday em Curso de Graduação e Pós-Graduação Gratuita

Empreendedorismo no processo educacional

Tabata Amaral participa de evento na FAC

Fundador e Diretor-Geral da Faculdade do Comércio, Prof. Wilson Victorio Rodrigues, é nomeado, pelo Governador Tarcísio de Freitas, para o Conselho Estadual de Educação.

Fac e Associação Paideia

FAC EAD+

Visita do novo Presidente do Paraguai

Inauguração do polo da FAC em Presidente Prudente/SP.

Evento realizado pela FAC é destaque na Jovem Pan News

A Faculdade do Comércio chegou no Rio Grande do Sul

FAC promove debate com grandes nomes da economia, política e educação!

Pular para o conteúdo