menu

A Nova Era do Marketing de Varejo

O marketing de varejo busca observar o comportamento do consumidor, compreender as suas necessidades e vontades para, então, definir as estratégias adequadas para o seu perfil. Isso porque o objetivo de todas as estratégias ou ações é o de promover e aumentar a comunicação com o cliente, criando um relacionamento entre a empresa e o consumidor.

Com isso, ao contrário do que muitos pensam, o marketing de varejo não está apenas relacionado com a venda de produtos, mas sim com a fidelização de clientes. Mas, mesmo ampliando o foco, tudo isso também tem relação com o aumento das vendas e, como consequência, com o crescimento exponencial dos lucros.

Conhecer o cliente é fator imprescindível para traçar a melhor estratégia de marketing, mas, com as novas tecnologias e ambiente virtuais, o marketing de varejo encontra mais desafios para atingir o consumidor certo e conseguir mantê-lo fiel a sua marca.

As novas formas de consumo

Com o desenvolvimento tecnológico, a forma de consumo de bens e serviços tem mudado. Hoje, com a possibilidade de fazer compras pela internet ‒ principalmente pelo smartphone ‒ e com o aumento da utilização dessas plataformas de venda, o cliente está ficando cada vez mais exigente em relação a agilidade e praticidade no atendimento e nas compras, e ainda, preocupado com a segurança das transações nesse ambiente.

Omnishoppers é a palavra utilizada hoje em dia para designar esses consumidores digitais. São aqueles que comparam o que é oferecido pelas empresas no ambiente virtual, buscando preço, informação de qualidade, agilidade no produto e/ou serviço oferecido. Eles caracterizam o novo comportamento de consumo.

Esse novo consumidor e a inclusão no ambiente virtual também trazem consequências a estrutura das empresas. Afetada pela incorporação de novas tecnologias, a integração dos departamentos, a exatidão para o controle do estoque e a precisão das entregas de produto são alguns dos fatores que têm modificado a forma atuação do varejo no mercado virtual.

A experiência do consumidor

O setor varejista precisa conhecer o seu cliente, saber das suas necessidades e desejos específicos para satisfazer essas vontades e construir um relacionamento confiável e duradouro entre empresa e consumidor.

O foco na experiência do cliente é o valor central para o sucesso do relacionamento com a empresa. O objetivo é satisfazer as necessidades do consumidor, mas também criar uma memória positiva sobre a marca. A criação dessa memória está muito relacionada com a missão, visão e valores de uma instituição.

Com isso, para favorecer as soluções e ações de marketing, o varejo precisa aumentar os espaços, tanto físico como virtual, para experiências renovadas.

Hoje, além de saber para qual consumidor a loja está desenvolvendo as suas ações, também é preciso encontrá-los e fidelizá-los em ambientes virtuais, como as redes sociais, aplicativos e ainda outros meios.

Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/marketing-de-varejo/

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

FAC-SP Conquista Nota Máxima no Recredenciamento do MEC

Opinião | Carta aberta ao ministro da Educação

Nosso diretor Wilson Victorio Rodrigues entrevistado pela BANDNEWS, fala sobre o novo ensino médio.

O diretor Wilson Victorio Rodrigues entrevistado pelo Estadão, fala sobre o uso da AI na educação.

Projeto de ensino médio de Mendonça Filho é adequado

Nosso diretor, Wilson Victorio Rodrigues, comentou sobre a reforma do Ensino Médio no Jornal da Manhã, da Jovem Pan

O Ensino médio técnico e alunos paulistas no Pisa

Campanha Matrícula Black Friday em Curso de Graduação e Pós-Graduação Gratuita

Empreendedorismo no processo educacional

Tabata Amaral participa de evento na FAC

Fundador e Diretor-Geral da Faculdade do Comércio, Prof. Wilson Victorio Rodrigues, é nomeado, pelo Governador Tarcísio de Freitas, para o Conselho Estadual de Educação.

Fac e Associação Paideia

FAC EAD+

Visita do novo Presidente do Paraguai

Inauguração do polo da FAC em Presidente Prudente/SP.

Evento realizado pela FAC é destaque na Jovem Pan News

A Faculdade do Comércio chegou no Rio Grande do Sul

FAC promove debate com grandes nomes da economia, política e educação!

Pular para o conteúdo