Você já ouviu falar em competências socioemocionais?
Competências socioemocionais: conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com nossas emoções durante os desafios cotidianos e estão ligadas à nossa capacidade de conhecer, conviver, trabalhar e ser.
Empresas estão valorizando mais as competências socioemocionais de seus colaboladores, ou seja, apenas domínio técnico não é mais o suficiente para ser um profissional de destaque.
Umas dessas competências é a boa comunicação, trouxemos aqui uma breve lista para te ajudar, veja:
Aperfeiçoe sua empatia
Esse aperfeiçoamento trará mais respeito com as outras pessoas. Se colocar no lugar do outro é importante para uma boa comunicação.
Seja objetivo
Busque falar o necessário, encontre maneiras diretas. A objetividade não é nada fácil, precisa ser trabalhada e de preferência focada em uma solução (quando for o caso). Demostre sempre profissionalismo e expresse de forma prática, sem receios.
Ouça
Este é um fator importante e um dos maiores problemas da comunicação. Ouvir é estar disponível para entender o que o outro fala. Não faça cortes, não ouça na defensiva e não fique vagando em seus pensamentos fingindo dar atenção. Ouvir é um hábito a ser praticado. Pratique.
Cuidado com o tom de voz
Aprenda a não demostrar suas emoções no seu tom de voz, tenha domínio do seu nível de irritação, ironia e sensibilidade. Não adianta escolher as palavras cuidadosamente se o seu tom diz outra coisa.
Atenção a linguagem corporal
O corpo também fala. Evite demostrar desinteresse em sua postura, falta de paciência e até mesmo ansiedade (ficar cutucando as pessoas enquanto fala).
Planeje sua fala
Se tiver tempo, faça um roteiro e treine suas expressões. Isso trará mais confiança para efetuar seu discurso.
Melhorar sua comunicação é investir em seu sucesso.
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