FAC-SP lança cinco cursos de gestão de pessoas à marketing digital para média liderança das pequenas e médias varejistas
A Faculdade do Comércio de São Paulo (FAC-SP) viu uma demanda de empresas do varejo e pequenos e médios comerciantes para qualificar em gestão, finanças e marketing digital a sua média liderança. Por essa razão, a faculdade está lançando cinco MBAs focados para profissionais do varejo: supervisores, operadores e gerentes de lojas e com idade média de 40 a 50 anos. “As escolas de negócios do Brasil são muito boas, mas focam muito na formação de executivos do setor financeiro, indústria e serviços. Há uma necessidade de cursos específicos para esse profissional que ascende dentro das lojas”, diz Wilson Victorio Rodrigues, diretor-geral da FAC.
Ele avalia que as grandes varejistas têm departamentos estruturados de RH para fornecer treinamentos, mas que o “varejo menor, de rua, da 25 de março ou do Bom Retiro não têm as mesmas possibilidades”. Os MBAs serão precificados para serem mais acessíveis, segundo Rodrigues. Fundada em 2020, tendo por trás a Associação Comercial de São Paulo, a FAC chegará a março com 400 alunos. “A maioria dos alunos das nossas graduações e tecnólogos possui mais de 30 anos, mas há também jovens que acabaram de sair do ensino médio e estão empregados no varejo”.
Empresas como a Preçolândia encaminham funcionários para se qualificar na FAC-SP e bancam os cursos que variam, em média, de R$ 400 a R$ 600. Pretendem seguir a mesma política para os MBAs. “A maior parte dos cargos de varejo são de gerência e encarregados, mas se você for exigir um MBA ou curso superior de administração antes de alocar essa pessoal é complicado porque os cursos são caros e exigem um tempo grande de formação”, afirma Arab Chafic Zakka, fundador da Precolândia.
“Mas essa qualificação é necessária para adquirir bagagem maior e para não aprender só na prática”, avalia o empresário. Rodrigues também diz que há uma necessidade de formação para o comércio lidar com os desafios de transformação digital que a pandemia impôs. “É saber mais sobre marketing digital e gestão para, principalmente, atender o consumidor do jeito mais prático e conveniente possível”.