A experiência de voz é real.
A fala é a principal forma de expressão humana. É a partir dela que começamos, em nossos primeiros anos de vida, a comunicar necessidades e desejos – inicialmente, os mais instintivos. Não por acaso, nossas primeiras palavras tendem a ser aquelas que mais ouvimos ou as que mais precisamos.
Julien Weissenberg, especialista internacional em Inteligência Artificial (IA) e fundador da consultoria VisualSense AI, observa que temos uma relação especial com a voz. “Mesmo os bebês reconhecem a voz da mãe no útero antes mesmo de nascerem ou poderem enxergar”.
Com a tecnologia de voz não é diferente. Ela começa no que há de mais simples, urgente e elementar e, a partir disso, evolui para compreender, captar e reconhecer, posteriormente, o que é secundário na vida do cliente.
Em muitos casos, já passamos do básico na experiência de voz, chegando de fato ao que podemos reconhecer como voice experience. Naturalmente, para chegar a esse patamar, a IA também precisou ser aprimorada.
Segundo uma pesquisa feita pela Ilumeo, o uso de serviços ou produtos com assistentes virtuais por voz cresceu 47% na quarentena no Brasil. Alexa, Cortana, Siri e Google Assistente foram os destaques.
Naturalmente, para se chegar a um alto patamar de excelência, é essencial ter um monitoramento constante do sentimento e da opinião do cliente e, em paralelo, uma curadoria que garanta a evolução constante do bot, tornando-o uma tecnologia em constante crescimento.
O QUE NÃO PODE FALTAR NA CONSTRUÇÃO DE UM BOT DE VOZ?
- Estabelecimento de um objetivo claro desde o início
- Mapeamento de necessidades
- Integração de sistemas legados
- Profissionais qualificados
- Persona
- Gestão de dados
- Curadoria
- Monitoramento de resultados
CARACTERÍSTICAS QUE CONQUISTAM O CLIENTE NA EXPERIÊNCIA DE VOZ:
- Comodidade
- Eficiência
- Resolutividade
- Segurança
- Confiança
Prepare o seu empreendimento para esta realidade em ascensão.