Aprenda o que é Administração de Empresas e o que faz um Administrador.

O que é Administração de Empresas?

A Administração é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.  O termo “administração” significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos. Inscreva-se no curso aqui

 O que estuda um Administrador?

O administrador é o profissional que vai gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O bacharel de administração trabalha integrado a diferentes departamentos e precisa saber trabalhar em grupo. O curso de Administração começa com matérias bastante abrangentes e fundamentais para um administrador. A princípio o aluno vai estudar muito cálculo, estatística, informática, psicologia e matérias ligadas à gestão de empresas. Ao longo do curso, as matérias passam a se tornar mais específicas e o aluno pode até escolher qual área ele prefere estudar mais. Inscreva-se no curso aqui

O que faz um Administrador?

O administrador desempenha funções estratégicas em empresas de todos os portes, em qualquer setor da economia. Ele pode também atuar como autônomo, prestando consultorias, e até abrir seu próprio negócio. Sua formação passa pelo estudo de matérias em diferentes áreas do conhecimento. O curso de Administração prepara profissionais para gerenciar setores como Marketing, Produção, Serviços, Recursos Humanos e Finanças. Inscreva-se no curso aqui

Conhecimentos de um administrador

  • Administração de Pequenas e Médias Empresas
  • Administração do Circulante
  • Análise de Custos
  • Empreendedorismo
  • Técnicas de Negociação
  • Atendimento ao Cliente
  • Modelos de Gestão: Qualidade e Produtividade
  • Marketing: Fundamentos e Processos
  • Análise de Mercado
  • Métodos Quantitativos Aplicados a Negócios
  • Processos de Formação de Preços

Carreira em administração

O profissional formado em Administração de Empresas tem como principal função planejar, organizar e gerenciar o uso dos recursos pessoais e financeiros de uma organização. O objetivo do administrador é elaborar estratégias para melhorar o desempenho da empresa, maximizar os lucros, evitar desperdícios e reduzir custos. Inscreva-se no curso aqui

O administrador acompanha o andamento das atividades da empresa e toma decisões relacionadas à contratação de colaboradores, investimentos em marketing e compra de matéria-prima, entre outros.

Devido à formação generalista, este profissional pode atuar em diferentes setores de uma organização, como por exemplo:

  • Financeiro
  • Marketing
  • Logística
  • Recursos Humanos
  • Produção
  • Vendas

Qual a finalidade da administração:  O conceito de administração pode ser definido como sendo o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos definidos para uma organização.

O conceito de administração, é um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros (organizações) com a finalidade de alcançar as metas e objetivos traçados.

Fazem parte do processo de administrar as funções de planejamento, organização, direção e controle, sem as quais o ato de administrar estaria incompleto.

Planejamento, a organização a direção e o controle, quando considerados separadamente constituem as funções administrativas. Quando visualizadas no conjunto para o alcance dos objetivos organizacionais formam o processo administrativo. Inscreva-se no curso aqui

Características de um bom Administrador

Com o mercado cada vez mais exigente, especialmente na área de Administração, atender às expectativas dos empregadores demanda muita dedicação. Fazer uma boa faculdade e buscar os melhores resultados para a empresa pode ser um caminho.

Boa comunicação – Além de coordenar e liderar equipe, o administrador se comunica com diversos setores e departamentos de uma empresa, já que precisa alinhar estratégias para fazer com que tudo saia como o planejado.

Bom líder – Mesmo que você esteja começando a carreira agora, você já pode ir motivando e incentivando as pessoas ao seu redor. Você também pode compartilhar seu conhecimento e experiências com as pessoas.

Trabalho em equipe – Se você passou pela faculdade, provavelmente percebeu que em trabalho em grupo é preciso ter flexibilidade e empatia, saber ouvir e reconhecer o bom trabalho das outras pessoas.

Argumentação – É preciso saber defender suas ideias e apresentar seu raciocínio de forma objetiva. Usar informações com base em dados reais e exemplos práticos, aumentem as chances do administrador ter sucesso!

Organização – Um bom profissional de administração é organizado e usa diversas ferramentas para auxiliar na organização dos dados, informações e resultados.

Empreendedor – Não é necessário querer ter a própria empresa, mas ter o espírito e mentalidade empreendedora é uma característica essencial do administradores. Empreender é ter um objetivo e agir para alcançá-lo. Inscreva-se no curso aqui

Mercado de trabalho de um Administrador de Empresas

 O mercado de trabalho para o profissional formado em Administração está em constante expansão. Ele encontra oportunidades de emprego tanto no setor privado quanto no público. Há perspectivas crescentes também em outros países para profissionais formados que dominam outros idiomas.

A Administração é uma área muito ampla, onde pode-se desfrutar de vários campos de atuação, e nela pode-se evoluir cada dia mais, basta cada um querer e evoluir todo momento, e principalmente nunca desistir de seus objetivos.  O campo profissional ao qual o Administrador pode atuar é bem abrangente e se situa em diversas áreas sendo elas:

Administração de Produção;
Administração e Seleção de Pessoal;
Recursos Humanos;
Relações Industriais;
Orçamento;
Organização e Métodos e Programas de Trabalho;
Campos Conexos;
Administração de Materiais e Patrimoniais;
Administração de Sistemas de Informação;
Organização;
Sistemas e Métodos;
Comércio Exterior;
Empreendedorismo;
Carreira Docente:
Administração Hospitalar;
Administração Pública;
Administração Rural;
Administração do Terceiro Setor;
Auditoria;
Controladoria;
Gestão Ambiental;
Gestão de Qualidade;
Logística;
Marketing;
Peritagem;
Sistemas de informação;

O administrador pode trabalhar em todos os setores econômicos e em empresas de todo porte. As suas principais áreas de atuação são: Gestão financeira, administração de gestão, o planejamento estratégico, marketing, logística e vendas. Inscreva-se no curso aqui

Quanto ganha um Administrador?

Não existe um piso salarial mínimo único para profissionais da administração no Brasil. O Conselho Federal de Administração (CFA) sugere o salário de R$ 2.458 para quem inicia na carreira e pelo menos R$ 5.977 para profissionais com mais de dois anos de experiência. Inscreva-se no curso aqui

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