menu

C-Level: você sabe o que essa sigla significa?

CEOs, COOs, CFOs…

Essas posições, cujos nomes se iniciam com a letra “C”, fazem parte do restrito grupo dos C-Levels; mas você sabe o que isso significa?

Encontrado no topo do escalão das instituições, o C-Level é um termo utilizado para indicar os executivos seniores mais altos na hierarquia de uma Companhia. A letra “C” de “Chief”, que, em português, significa “Chefe”, distingue os executivos considerados mais importantes e influentes.

Entenda as nomenclaturas do C-Level acessando nosso blog.

Chief Executive Officer (CEO)

Costuma ser o rosto da empresa. É o mais alto nível de executivo no mundo corporativo. O CEO define a direção da companhia e a estratégia adotada.

Chief Operating Officer (COO)

Segunda posição de comando na empresa. O COO cuida da operação diária da instituição e se reporta ao mais alto executivo. Um detalhe curioso e comum é que as empresas costumam não ter esta posição.

Chief Financial Officer (CFO)

O CFO é o mais alto cargo do setor de finanças em uma instituição. Respondendo diretamente à presidência. Este profissional tem um papel estratégico com acesso irrestrito ao caixa da empresa, por isso, ocupa um cargo de confiança.

Chief Information Officer (CIO)

O CIO é o responsável pelo gerenciamento da infraestrutura tecnológica de uma empresa. Ele também administra o departamento de tecnologia da informação (TI), na maioria dos casos. O escopo de trabalho deste executivo pode incluir a elaboração de estratégias para aumentar o lucro da empresa.

Chief Technology Officer (CTO)

Por trás da infraestrutura tecnológica da empresa, o CTO cuida da intranet e dos sistemas de comunicação internos, por exemplo, sendo também responsável pelo departamento de engenharia da companhia. Este executivo busca formas de melhorar os produtos oferecidos por meio da tecnologia.

Chief Marketing Officer (CMO)

As empresas que estão em setores muito competitivos ou que precisem colocar a função de gerenciamento de marca como prioridade, costumam ter o cargo de CMO. Atuando nesta posição, o executivo de marketing cria as estratégias e conduz os planos de atração de clientes, sempre em linha com os direcionamentos do CEO.

Fonte: PEGN

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest

FAC-SP Conquista Nota Máxima no Recredenciamento do MEC

FACLab + Google Cloud: a parceria exclusiva que conecta você ao futuro da tecnologia

Excelência confirmada! O curso de Gestão Comercial da FAC-SP recebeu nota 5 do MEC!

Curso de Comércio Exterior da FAC-SP Recebe Nota Máxima (5) no MEC:

Comércio cria curso superior para atenuar falta de qualificação no varejo

O olhar apurado de Pedro Parente para a gestão de crise

Fórum de Jovens Empreendedores da ACSP chega aos 40 anos

ACSP recebe a Deputada Federal Adriana Ventura

A liderança inspiradora de Chieko Aoki

O poder transformador da educação e a importância da filantropia educacional

130 anos da Associação Comercial de São Paulo

Podcast com Wilson Victorio Rodrigues – diretor-geral da FAC

Opinião | Carta aberta ao ministro da Educação

Nosso diretor Wilson Victorio Rodrigues entrevistado pela BANDNEWS, fala sobre o novo ensino médio.

O diretor Wilson Victorio Rodrigues entrevistado pelo Estadão, fala sobre o uso da AI na educação.

Projeto de ensino médio de Mendonça Filho é adequado

Nosso diretor, Wilson Victorio Rodrigues, comentou sobre a reforma do Ensino Médio no Jornal da Manhã, da Jovem Pan

O Ensino médio técnico e alunos paulistas no Pisa

Ir para o conteúdo