CEOs, COOs, CFOs…
Essas posições, cujos nomes se iniciam com a letra “C”, fazem parte do restrito grupo dos C-Levels; mas você sabe o que isso significa?
Encontrado no topo do escalão das instituições, o C-Level é um termo utilizado para indicar os executivos seniores mais altos na hierarquia de uma Companhia. A letra “C” de “Chief”, que, em português, significa “Chefe”, distingue os executivos considerados mais importantes e influentes.
Entenda as nomenclaturas do C-Level acessando nosso blog.
Chief Executive Officer (CEO)
Costuma ser o rosto da empresa. É o mais alto nível de executivo no mundo corporativo. O CEO define a direção da companhia e a estratégia adotada.
Chief Operating Officer (COO)
Segunda posição de comando na empresa. O COO cuida da operação diária da instituição e se reporta ao mais alto executivo. Um detalhe curioso e comum é que as empresas costumam não ter esta posição.
Chief Financial Officer (CFO)
O CFO é o mais alto cargo do setor de finanças em uma instituição. Respondendo diretamente à presidência. Este profissional tem um papel estratégico com acesso irrestrito ao caixa da empresa, por isso, ocupa um cargo de confiança.
Chief Information Officer (CIO)
O CIO é o responsável pelo gerenciamento da infraestrutura tecnológica de uma empresa. Ele também administra o departamento de tecnologia da informação (TI), na maioria dos casos. O escopo de trabalho deste executivo pode incluir a elaboração de estratégias para aumentar o lucro da empresa.
Chief Technology Officer (CTO)
Por trás da infraestrutura tecnológica da empresa, o CTO cuida da intranet e dos sistemas de comunicação internos, por exemplo, sendo também responsável pelo departamento de engenharia da companhia. Este executivo busca formas de melhorar os produtos oferecidos por meio da tecnologia.
Chief Marketing Officer (CMO)
As empresas que estão em setores muito competitivos ou que precisem colocar a função de gerenciamento de marca como prioridade, costumam ter o cargo de CMO. Atuando nesta posição, o executivo de marketing cria as estratégias e conduz os planos de atração de clientes, sempre em linha com os direcionamentos do CEO.
Fonte: PEGN