Autogestão – um conceito estruturado.
A autogestão basicamente combina práticas e estruturas com foco na autonomia e na distribuição de poder entre os membros de uma equipe.
De maneira oposta do que possa parecer, autogestão não é deixar o funcionário à deriva. Para funcionar, a política precisa seguir processos estruturados, é isso o que representa a nova hierarquia, que não está mais centrada nas pessoas, mas nas tarefas.
Deixamos de ter uma pirâmide hierárquica em que o poder está nas mãos dos chefes. Na autogestão, esse poder é do processo”. – Kellie Crosara, consultora organizacional.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA AUTOGESTÃO
- Melhor desempenho
- Mais engajamento
- Maior capacidade de adaptação
A TRANSIÇÃO NÃO É SIMPLES
A maior desvantagem da autogestão é o tempo e energia necessários para promover a transição. As pessoas e organizações estão acostumadas a operar usando a cadeia de comando e não será com um workshop ou aplicativo que tudo irá mudar. Quanto maior a organização, mais difícil é a transição.
Separamos para você 5 dicas fundamentais para implementar esse modelo na sua empresa. Veja:
1. Alinhe expectativas
É importante que os colaboradores saibam quais tarefas e resultados espera-se que eles realizem. Portanto, promova o alinhamento de expectativas.
2. Monitore o desempenho dos colaboradores
Autogestão não significa abandonar mecanismos de monitoramento e supervisão. É necessário mensurar e monitorar o desempenho dos colaboradores.
3. Incentive a comunicação transparente
Assim, o colaborador poderá esclarecer dúvidas sobre seu trabalho e alcançar o desempenho que se espera dele.
4. Distribua as tarefas de maneira eficaz
Para que a autogestão dê certo na sua empresa, especialmente em equipes remotas, é importante que as tarefas sejam distribuídas de maneira eficaz, considerando as competências de cada colaborador.
5. Faça reuniões periódicas
Procure fazer reuniões periódicas com os colaboradores para revisar o andamento dos trabalhos, fazer os ajustes necessários, reconhecer esforços e mantê-los engajados com os resultados.
Na autogestão, compromissos entre colegas de trabalho substituem relações hierárquicas. Com isso surge a oportunidade de criarmos organizações mais humanas e orientadas a um propósito.
Implemente esse modelo na sua empresa e potencialize os resultados dos seus colaboradores. 😉
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